Corona Vírus Praia do Rosa | Medidas Prevenção Pousada Descanso do Rei

MEDIDAS PREVENTIVAS CORONAVIRUS (COVID-19) | Pousada Descanso do Rei na Praia do Rosa

Diante do cenário atual optamos por inserir protocolo de medidas preventivas para oferecer um ambiente seguro a todos os nossos funcionários e hóspedes.

MEDIDAS PREVENTIVAS ADOTADAS

Seguindo as orientações da OMS, decreto 525/2020, PORTARIA SES Nº 244 DE 12/04/2020 e as regras de funcionamento estabelecidas no plano estratégico do Governo de SC para a retomada das atividades econômicas no estado, estamos adotando as seguintes medidas preventivas: 

  • Afastamos das atividades os colaboradores pertencentes ao grupo de risco.
  • Todos os colaboradores trabalharão com máscaras.
  • O café da manhã será servido no salão de café, em horário pré agendado. Máximo de 03 mesas por horário e distância mínima de 1,5 metros entre as mesas.
  • Piscina ficará fechada.
  • Os banheiros de uso comum (Da recepção) estarão fechados. Cada hóspede deverá usar apenas o(s) banheiro(s) de sua acomodação.
  • Será disponibilizado álcool gel na recepção.
  • Trabalharemos com 50% da nossa ocupação máxima (20 Hóspedes).
  • Controles remotos e maçanetas serão limpos diariamente com álcool 70.
  • Máquinas de cartão serão higienizadas com álcool 70 após cada uso.
  • Demais ambientes da pousada serão limpos com água sanitária, peróxido de hidrogênio (Mesmo produto utilizado para desinfecção de ambientes hospitalares) ou álcool líquido, conforme instruções dos nossos POP (Procedimentos Operacionais Padrão). 
  • Capacitação da nossa governanta (Através de treinamento com a consultora Carla Trindade) para adaptação dos procedimentos de higienização e desinfecção durante a pandemia.
  • Aquisição de uma extratora profissional para higienização trimestral de todos os colchões e sofás da pousada (Procedimento costumava ser realizado por uma empresa terceirizada a cada 06 meses).

36GTHSb6YOS+7YMPI38ygAUTFkTyAAAAAASUVORK5CYII= Corona Vírus Praia do Rosa | Medidas Prevenção Pousada Descanso do Rei

Visando respeitar as regulamentações atuais e manter um de nossos principais diferenciais, o café da manhã, temporariamente o mesmo está sendo servido a la carte em horário pré agendado. Quem preferir também poderá tomar o café da manhã no quarto, bastando agendar horário para retirada da bandeja na recepção.   

ORIENTAÇÕES AOS HÓSPEDES E CASOS EM QUE DEVEM EVITAR VIAJAR

É responsabilidade de todos, preservar nossa saúde, bem como a saúde das pessoas pertencentes aos grupos de risco, sendo assim, não viaje nos casos abaixo: 

  • Caso você ou seus acompanhantes pertençam aos grupos de risco (tais como pessoas com idade acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos e gestantes). 
  • Se estiver com quaisquer sintomas gripais. 
  • Utilize máscaras sempre ao sair de sua acomodação
  • Mantenha a distância segura de 2 metros de outros hóspedes e colaboradores da equipe
  • Higienize bem as mãos sempre ao chegar na pousada

DICAS DE PREVENÇÃO

Pequenas atitudes podem fazer grande diferença. Confira abaixo as principais dicas de prevenção: 

  • Lave bem as mãos várias vezes ao dia e de preferência utilize papel toalha para secá-las. 
  • Se estiver com sintomas gripais, fique em casa e evite ao máximo o contato com outras pessoas. 
  • Cuide das pessoas de sua família que pertencem as grupos de risco: Garanta que elas fiquem em casa. Se precisarem de algo da rua, divida as tarefas com sua família e se disponibilizem para ajudá-los no que for necessário. 
  • Na falta de água e sabão, higienize suas mãos com álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. 
  • Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas. 
  • Evite locais com aglomeração de pessoas. 

Aproveitamos para informar as medidas restritivas  decretada pelo  Município de Imbituba, válidas a partir de 17 /07/2020 

Segundo novo decreto municipal publicado em 16/07/2020 (DECRETO PMI Nº 143, DE 16 DE JULHO DE 2020), ficam estabelecidas no município de Imbituba pelo prazo de 09 dias a contar do dia 17/07/2020, novas medidas voltadas a contenção e propagação da contaminação pela Covid-19.  
 

CAPÍTULO II DAS MEDIDAS DE CONTENÇÃO EM PRAIAS, LAGOAS E RIOS. 

Art.5º Fica proibida a prática de atividades esportivas aquáticas, concentração e permanência de pessoas, nas faixas de areia e entornos de rios e lagoas, exceto a pesca artesanal. 

CAPÍTULO III DO FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO 

Art.6º Além da manutenção das normas sanitárias vigentes, funcionarão com regime diferenciado de horário e atendimento os seguintes estabelecimentos comerciais: 

  1. Os restaurantes, churrascarias, lanchonetes, conveniências, pizzarias, sushi-bar e afins, funcionarão de segunda à sexta-feira, com 50% da capacidade total e até as 18:00h, após este horário, fica permitido somente os serviços de tele-entrega (delivery) e retirada no balcão.
  2. Os food trucks/ambulantes funcionarão somente por tele-entrega (delivery) e retirada no balcão, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
  3. Os bares, pubs e similares, funcionarão com 50% da capacidade total de segunda à sexta-feira até as 18:00h, e após este horário, fica permitido somente os serviços de tele-entrega (delivery) e retirada no balcão, ficando vedada à prática de jogos no local.    

Art.7º Os estabelecimentos enquadrados nos incisos I e III do artigo 6º, funcionarão aos sábados, domingos e feriados somente com serviços de tele-entrega (delivery) e retirada no balcão.   

CAPÍTULO IV DA REALIZAÇÃO DE EVENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS. 

Art.8º Fica vedada a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, seja público ou privado, interno ou externo, para a realização de atividades de qualquer natureza; 

Art.9º Fica proibida a realização de festas em residências com pessoas que não as residentes do domicílio com intuito de evitar aglomerações e manter o isolamento social.  

Art.10 Fica proibida a utilização de vias públicas para realização de encontros de carros, motos e promoção de eventos musicais, ainda que na modalidade drive-in.  

CAPÍTULO V DA EXECUÇÃO DE MÚSICA AO VIVO 

Art.11 Fica vedada a realização de apresentação musical em locais/estabelecimentos públicos ou privados de qualquer natureza seja por um músico ou em quantidade superior. 

Parágrafo único. Excetua-se das restrições do caput, a produção de LIVES, devendo obrigatoriamente ser realizada sem a presença de público.  

CAPÍTULO VI DO COMÉRCIO DE RUA E GALERIAS 

Art.12 Os estabelecimentos comerciais em atividade neste município funcionarão de segunda a sexta-feira até às 18:00 horas, ficando proibido o funcionamento aos sábados, domingos e feriados, excetuando-se da restrição farmácias, drogarias, padarias e panificadoras.   

Art.13 As galerias funcionarão de segunda a sexta-feira até às 18:00 horas, ficando proibida a abertura e funcionamento das lojas aos sábados, domingos e feriados.  

CAPÍTULO VII DOS HOTÉIS POUSADAS E SIMILARES. 

Art.14 Fica autorizado o funcionamento de hotéis e pousadas, nos termos da Portaria SES Nº 244 DE 12/04/2020, e com as seguintes determinações. I- Fica proibida a permanência de hóspedes em áreas consideradas de uso coletivo, como auditórios, salão de jogos e piscinas; II- A utilização dos restaurantes e salas de ginástica devem seguir as normas já determinadas para estabelecimentos fora das áreas de hospedaria.  

CAPÍTULO VIII DAS ATIVIDADES ESPORTIVAS E AFINS 

Art.15 Fica proibida a prática de atividades esportivas e exercícios em academias ao ar livre. 

Art.16 Fica proibida a prática de atividades esportivas coletivas, a exemplo das práticas de basquete, vôlei, futevôlei, futebol, entre outros. 

CAPÍTULO IX DO FUNCIONAMENTO DE MERCADOS, SUPERMERCADOS E BANCOS

Art.17 As instituições financeiras, casas lotéricas e atividades similares, deverão reforçar as medidas de distanciamento no ambiente interno e externo, especialmente nas filas e espaços destinados ao autoatendimento, adotando as seguintes medidas.

I- Limitar o acesso simultâneo de clientes no atendimento pessoal em no máximo 40% (quarenta por cento) da capacidade instalada, considerando o distanciamento de 1,50 metros por pessoa.

II- O acesso à área de atendimento pessoal fica restrito a somente uma pessoa por unidade familiar, ressalvando os portadores de deficiências que demandem acompanhamento de um auxiliar.

III- O acesso à área de autoatendimento fica restrito a somente uma pessoa por caixa eletrônico, ressalvando os portadores de deficiências que demandem acompanhamento de um auxiliar. 

IV- A permanência em filas deverá ser em número máximo de 15 pessoas para os atendimentos, ficando restrito a somente um cliente a cada 1,50 metros, devendo a instituição quando esse número for ultrapassado dispor de senhas, a fim de não ocorrer aglomeração.  

Art. 18 Não haverá limitação ao número de empregados em trabalho no interior da instituição financeira, devendo a mesma colocar à disposição do atendimento o máximo possível de funcionários para diminuir filas e aglomeração. Parágrafo único. O atendimento das instituições financeiras deverá ocorrer ordinariamente de segunda-feira a sexta-feira, com jornada mínima 6 horas diárias e, extraordinariamente, aos sábados, contemplando a jornada citada, sempre visando a prevenção de aglomeração. 

Art.19 O ingresso simultâneo nos supermercados e mercados, varejistas ou não, fica restrito a somente uma pessoa por unidade familiar. Parágrafo único. A capacidade de atendimento dos supermercados será limitada a 03 (três) clientes por caixa de atendimento em funcionamento.   

CAPÍTULO X DO SERVIÇO PÚBLICO E DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO 

Art. 20 Fica suspenso o atendimento ao público em âmbito municipal dos serviços públicos não essenciais, devendo ser implantado o teletrabalho. §1 Ficam caracterizados como serviço público essenciais aqueles previstos no Decreto PMI n.º 029, de 20 de março de 2020.  §2º Considera-se serviço público essencial as atividades da diretoria de suprimentos, diretoria de licitação e atos contratuais coordenadas pela Secretaria Municipal de Administração; 

Art.21 Fica suspensa na vigência deste Decreto a prestação de serviço de transporte coletivo municipal.  

CAPÍTULO XI DISPOSIÇÕES FINAIS 

Art. 22 Fica suspensa em todo o território municipal, por prazo indeterminado, a realização de eventos de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos. 

Art. 23 As atividades não mencionadas neste Decreto poderão funcionar somente de segunda à sexta-feira até às 20:00 horas, salvo se outra norma vigente for mais restritiva.  

Art. 24 Fica proibido, aos domingos e feriados, o funcionamento de supermercados, mercados, açougues, peixarias, mercearias, atacadistas ou não. Parágrafo único. Fica autorizado, aos domingos e feriados, o funcionamento de padarias e panificadoras.  

Art.25 Os serviços e atividades ditas essenciais, previstas no art. 11 do decreto estadual nº 562 de 17/04/2020, não estão sujeitas as medidas do presente decreto.   

Art.26 A capacidade de atendimento das lojas de departamentos será limitada a 40% da lotação máxima, considerando para este fim a capacidade máxima estabelecida pelo Corpo de Bombeiros. 

Art.27 O descumprimento das medidas dispostas neste Decreto sujeitará os infratores a imposição das sanções dispostas nos Códigos Municipais de Postura e Sanitário, sem prejuízo as demais cominações atinentes ao ato, seja na esfera cível ou criminal. 

Art.28 As normas previstas neste Decreto poderão ser reavaliadas a qualquer tempo em razão da alteração da situação de risco da região da Amurel. 

Art.29 Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.  

Imbituba, 16 de julho de 2020.

Rosenvaldo da Silva Junior Prefeito 

Fonte: https://www.imbituba.sc.gov.br/noticias/index/ver/codNoticia/626620/codMapaItem/16434