Quando as baleias aparecem na Praia do Rosa?

É entre os meses de junho e novembro que as baleias dão o ar da graça na Praia do Rosa. Durante esse período, todos os anos, as baleias Franca se deslocam das águas geladas da Antártica e Patagônia em direção a Santa Catarina para procriar e amamentar seus filhotes. 

Imbituba (município ao qual pertence a Praia do Rosa) é conhecida como o berçário natural das baleias. As baleias-franca estão ameaçadas de extinção em mares brasileiros, sendo a população estimada em 550 indivíduos com taxa de crescimento de menos de 5% ao ano – Por isso, ser reconhecido como o berçário da espécie é tão importante. 

Na Praia do Rosa é possível avistar as baleias de diversos locais, sendo que os locais mais altos são mais favoráveis para o avistamento. 

Aqui na Pousada Descanso do Rei temos o local ideal para contemplar esse espetáculo, já que estamos bem no topo do morro, em frente à praia e possuímos um deck com vista panorâmica, de onde nossos hóspedes todos os anos avistam as baleias. 

Abaixo respondemos algumas das principais dúvidas de quem pretende ver baleias na Praia do Rosa: 

Tem baleia todos os dias na Praia do Rosa?

A época das baleias é de junho até novembro, mas nem todos os dias é possível ver as baleias. Normalmente a partir do mês de julho a frequência de avistamento é maior e a probabilidade de vê-las aumenta bastante se você se hospedar de 02 a 03 dias por aqui. 

Como sei se estou vendo uma baleia?

Para quem nunca viu uma baleia, a primeira identificação pode demorar um pouco. 

Não raro, quando estamos no deck da pousada, identificamos as baleias e as mostramos para os hóspedes, que não haviam reparado que elas já estavam aparecendo. Normalmente você verá um volume grande, similar à uma pedra emergindo e submergindo. 

Às vezes – nos dias em que elas estão mais “exibidas” - é possível vê-las saltando, girando, boiando de barriga para cima e abanando as nadadeiras (é sério, tem dias que elas praticamente dão um “tchauzinho” para os espectadores) e, também esguichando ar. Sabe aquele esguicho típico que dizemos ser de água? Na verdade, é um esguicho de ar quente, que, ao encontrar o frio da atmosfera, condensa-se, criando uma nuvem de gotinhas de água.  

É possível ver as baleias da beira da Praia?

É possível, mas a melhor opção é escolher locais mais altos, como em cima das dunas ou em alguma pousada localizada em cima dos morros. 

Qual melhor pousada para ficar nessa época?

Pense comigo: Quanto mais tempo você passar de frente para o mar, maior a probabilidade de ver as baleias, certo? Tendo isso em vista, as melhores pousadas para se hospedar neste período, são as que possuem vista para o mar e, de preferência, que tenham vista para o Rosa Norte, meio da praia e Rosa Sul, pois desta forma, as chances aumentam ainda mais. 

E se não aparecer nenhuma baleia enquanto eu estiver por aí?

Se você ficar pelo menos 03 dias por aqui entre os meses de julho e novembro é pouco provável, mas pode acontecer de não ver nenhuma baleia. Para aumentar as chances, quando você fizer check in na pousada, deixe claro que gostaria muito de avistar baleias e peça para que o pessoal da pousada te avise quando elas aparecerem. Normalmente quem trabalha nas pousadas com vista para o mar já tem um olho clínico para identificar as baleias e, contar com a ajuda deles irá facilitar muito a sua vida. 

Dica bônus: Melhor restaurante para avistar baleias na Praia do Rosa

Além de avistar as baleias das pousadas da Praia do Rosa que possuem vista para o mar, também é possível avistá-las de alguns restaurantes que também estão estrategicamente posicionados, dentre eles destacamos o Restaurante Engenho do Mar, que além de um cardápio incrível (E uma carta de vinhos com opções escolhidas a dedo), tem uma vista privilegiada para a praia. 

Para conferir a lista completa dos melhores restaurantes da Praia do Rosa CLIQUE AQUI

Para fazer orçamentos e reservas na Pousada Descanso do Rei CLIQUE AQUI