Turismo Consciente na Praia do Rosa

A ideia por trás do conceito de turismo consciente é causar o menor impacto possível nos locais visitados e em sua comunidade, preservando o meio ambiente e a cultura local. 

A Praia do Rosa, já conhecida por suas belezas naturais, está entre as 30 baías mais lindas do mundo e hoje tem sua comunidade extremamente envolvida e ativa em busca de um turismo mais sustentável e consciente para a região. 

A importância do turismo consciente

É incrível conhecer e poder desfrutar de lugares em que a natureza é preservada. Mas precisamos entender que, para que no futuro outras pessoas também possam desfrutar dos mesmos destinos, precisamos desenvolver uma nova consciência e novos hábitos de viagem.

Enquanto turista, cada uma das suas escolhas impacta diretamente no meio ambiente e na população local.

Nosso convite hoje é para que você se torne um turista consciente e passe a se conectar com os destinos e deixar apenas um impacto positivo. 

Confira abaixo as principais dicas para ser um turista consciente

  1. Priorize acomodações que gerem empregos para a população local

A forma como você escolhe a sua acomodação tem um reflexo econômico e social no destino escolhido e é necessário entender que certos tipos de acomodação geram mais empregos para a população local, enquanto outros enviam dinheiro para anfitriões que muitas vezes nem vivem na comunidade.

Ao escolher acomodações tipo Airbnb, certifique-se de que os anfitriões são moradores da Praia do Rosa, pois dessa forma você contribui com a economia local.

  1. Seja econômico mesmo que você esteja pagando

Economizar energia elétrica e água não é uma colaboração sua com o hotel/pousada e sim uma obrigação sua para com o nosso planeta. Seja responsável com gastos desnecessários e quando se hospedar em pousadas ou hotéis só solicite troca de enxoval quando for realmente preciso.

  1. Mantenha a praia limpa

Nunca jogue lixo no chão ou na praia. A falta de lixeiras não é um aval para deixar seu lixo por aí. Se necessário, guarde o lixo na bolsa ou mochila até encontrar uma lixeira.

  1. Apoie a economia local

Enaltecer a cultura e a gastronomia local é uma forma de movimentar a economia da região e contribuir para que a comunidade se desenvolva.

  1. Respeite a cultura e a comunidade local

Mais do que conhecer o destino, busque conhecer a história do destino e dos moradores mais antigos. E, acima de tudo, respeite a cultura e a comunidade da Praia do Rosa.

  1. Respeite o espaço e a liberdade dos demais

A maioria dos visitantes gosta de ir para a praia para escutar o som do mar e se conectar com a natureza. Se você é da turma que gosta de ir para a praia para escutar música, use fones de ouvido. Essa é uma maneira de atender ao seu gosto pessoal e ainda assim respeitar os demais. Vale lembrar que a nossa liberdade termina onde começa a liberdade do outro.

Atualmente – janeiro de 2021 – as caixas de som estão proibidas na Praia do Rosa.