Praia do Rosa nas férias de julho com as crianças. O que fazer?

Ferias Julho Praia Do Rosa

Piquenique nas dunas do Ouvidor

As dunas do ouvidor ficam a mais ou menos 2km da Praia do Rosa. O cenário é lindo, ainda pouco explorado e perfeito para integração com a natureza. 

Nossa sugestão é levar lanches leves, de preferência frutas ou alimentos não industrializados e aproveitar o passeio para conscientizar as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.

Leve também um lixinho e peça ajuda das crianças para recolher todos os dejetos que ficarem no local após o piquenique, relembrando os pequenos do impacto que nossas escolhas e atitudes têm em nosso planeta. Este passeio é ideal para dias de sol e pouco vento.

Como chegar: De carro, saindo da pousada em direção ao Campo Duna, você passará o Mercado P&G e dobrará na 5ª rua a direita. Pode deixar o carro no final da rua e fazer a trilha de menos de 1 minuto até as dunas. Para ver o mapa do trajeto a partir da pousada, CLIQUE AQUI

 

Passeio a cavalo

Ainda no espírito de integração com a natureza, o passeio a cavalo é uma excelente ideia! 

Estudos apontam que a convivência com cavalos pode impactar de maneira positiva a vida dos pequenos. Um estudo publicado pela Universidade de Agricultura de Tóquio demonstrou que as vibrações produzidas durante os passeios a cavalo são capazes de melhorar a capacidade cognitiva das crianças, entre elas a memória, aprendizagem e resolução de problemas. Pesquisas também apontam que uma infância em contato com a natureza é capaz de aumentar a imunidade e dar lições de empatia, disciplina e confiança para os pequenos. Segundo estudo realizando pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, os cavalos têm um diferencial em relação aos outros animais, já que são capazes de discernir as expressões faciais humanas.

Além dos benefícios citados acima, andar a cavalo foge completamente da rotina da maioria das crianças, o que pode transformar a divertida atividade em uma experiência inesquecível. 

Onde fazer: Sitio da tia Lu (localizado próximo à Praia de Ibiraquera no Bairro Arroio do Rosa)

Sobre os passeios: Há opção de passeio de uma hora dentro da fazendinha ou de duas horas até a Lagoa de Ibiraquera. Os passeios para crianças menores de 11 anos são sempre realizados na companhia dos pais.

Importante agendar o passeio com antecedência.

Contato do Sitio da tia Lu: 48 99189 2830

 

Ver os golfinhos em Laguna

A 58km da Praia do Rosa fica a charmosa cidade de Laguna. De colonização açoriana, o município terra de Anita Garibaldi ganhou em 2016 título de Capital Nacional do Boto Pescador. 

Na travessia do Canal da Barra, os golfinhos são a atração principal e têm importante trabalho na pesca artesanal. Os golfinhos cercam os cardumes durante a travessia, empurrando os peixes para a parte mais rasa do canal onde os pescadores aguardam em fila para jogar as redes. As tainhas que não ficam presas nas redes, são a recompensa dos golfinhos, tornando a parceria vantajosa para ambas as partes, um belo exemplo de cooperação entre homens e animais. As águas dos Molhes da Barra são mais escuras, o que diminui muito a visibilidade e tornaria a pesca praticamente impossível sem a ajuda dos golfinhos.

A pesca colaborativa pode ser observada quase diariamente de maio a julho no Canal da Barra fim de tarde.

Os golfinhos são um dos animais mais queridos pelos humanos, devido ao seu comportamento dócil e inteligente, capaz de aprender truques rapidamente.

Esse tipo de pesca simbiótica só existe em três lugares do mundo: Austrália, África do Sul e no Brasil (Em Laguna).

https://lh6.googleusercontent.com/OPApMnrCJezQReYibTwaTq6olaFi2Gjz2H2MyPX5C31HRQdJTSX2K_di_ZjtSODh3hyMiksQpHaHk6SWB9ufqtHmr7QstxamMOUqI8FOXOAJ9s73SX_qmFVuqS2fZzEcQHwwW8EuvoKM5KmG9A

Imagem: Cida Hoffmann

 

Trilha para a praia vermelha e piscina natural

Ainda pouco conhecida, entre o canto norte da Praia do Rosa e a Praia Vermelha, existe uma piscina natural. Para chegar até a piscina é necessário ir (caminhando) até o canto norte da Praia do Rosa, onde inicia a trilha para a Praia Vermelha. Após mais ou menos 5 minutos do início da trilha já é possível ver a piscina. É possível entrar na piscina em dias que o mar está calmo, mas como há ouriços no local, nós recomendamos especial atenção.

Seguindo as indicações da trilha após a piscina natural, é possível chegar até a Praia Vermelha, que está localizada entre as praias do Ouvidor e do Rosa e tem aproximadamente 480m de extensão. A Praia Vermelha está dentro de uma área particular com acesso de veículos restringido, o que a torna uma das praias mais conservadas da região.

 

Observação de baleias

De junho a novembro contamos com a ilustre visita deste gigante do mar. Centenas de baleias-franca vêm dar à luz e amamentar seus filhotes no litoral catarinense. A Praia do Rosa faz parte da APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia-Franca que vai de Içara até Florianópolis. 

Se estiver com sorte, é possível ver as baleias desde a pousada (da área do café da manhã ou dos decks com vista panorâmica), mas o melhor local para vê-las é a Praia da Ribanceira. 

 

Sandboard nas dunas do Siriú

O esporte que é uma variação do snowboard, surgiu em Florianópolis nos anos 80 como alternativa para os surfistas nos dias em que o mar não estava em boas condições para a prática do surfe. 

As dunas da praia do Siriú chegam a 40 metros de altura e 5km de extensão.

Para alugar um Sandboard, sugerimos entrar em contato com o Ski Dunas Bar que além do aluguel das pranchas, também oferece duchas, balanço com 8m de altura, tirolesa com total segurança, lanches e estacionamento seguro.

Endereço Ski Dunas Bar: Estrada Geral de Areias do Macacú

Contato: (48)8494-6171 ou (48)9846-6315 

 

Ecoescola Garopaba

A Ecoescola Garopaba 🍃 é um espaço de educação ambiental para crianças voltado às práticas ecológicas e de fazenda. Com foco no contato com a natureza, experiências sensoriais e educação ambiental. O Sítio Gans fica na Estrada Geral da Ressacada, é uma propriedade rural com fauna e flora preservadas, açudes para pesca, horta, pomar e animais silvestres e domésticos como ovelhas, galinhas, patos e coelhos. 

O dia na Ecoescola tem o valor de R$ 80 incluindo almoço, lanche e materiais. São apenas 15 vagas por dia em um sábado ao mês. Das 10hrs às 17hrs. A proposta é voltada para educação de crianças de 6 a 12 anos podendo ser abertas exceções caso haja interesse de crianças de 13 a 15 anos. 

Contato: 48 99665-9639

Instagram @ecoescolagaropaba

 

Aula de surf

Neste inverno você também pode garantir a diversão da criançada com as aulas de surf da Escola de Surf Rosa Norte.

A Escola de Surf Rosa Norte tem como objetivo e compromisso ensinar aos seus alunos os fundamentos básicos do Surf e Stand Up Paddle de forma coerente, padronizada e moderna, educando e possibilitando um aprendizado correto unindo a eficiência e qualidade, abrangendo as condições do mar, tais como, ondulações, ventos, segurança no mar e educação ambiental.

Há opção de aulas avulsas, individuais e cursos de 03 aulas ou mais.

Contato: (48) 99938-8635

Facebook: https://www.facebook.com/escoladesurfrosanorte/

 

 

e-max.it: your social media marketing partner